O Agar Agar, conhecido também como Agar ou agarose, é um hidrocolóide extraído de algas marinhas vermelhas, que por assimilarem grande quantidade de minerais na água do mar, tornam-se ricas em fósforo, iodo e sais minerais.
É insolúvel em água fria, porém expande-se consideravelmente e absorve uma quantidade de água cerca de vinte vezes o seu próprio peso, aumentando seu volume e preenchendo o estômago, formando um gel não absorvível, não fermentável e com importante característica de ser atóxico. Por fornecer essa sensação de plenitude gástrica (sensação de estômago cheio), o produto é indicado em casos de obesidade.
Bastante rico em fibras vegetais, proporciona um suave efeito laxante, pois a mucilagem purificada possui a capacidade de aumentar o volume e hidratar o bolo fecal, regularizando o trânsito intestinal.
Princípios ativos: constituído por 20% de água (valor máximo permitido), 5 % de cinzas (examinadas ao microscópio), 3,5% de celulose, 6% de matérias orgânicas estranhas insolúveis na água e, finalmente, próximo de 65% de Mucilagens, sendo estas constituídas por Agarose e Agaropectina.
Toxicidade: em doses elevadas, pode provocar diarréia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário