12 de set. de 2010

Pró Active




FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS (FOS)

Fibra alimentar solúvel que se dissolve completamente e não altera o sabor e a textura dos alimentos. Não são metabolizados pelo organismo humano e nem calóricos. São fibras dietéticas, confirmado pelas autoridades legais em vários países, e nos Estados Unidos possuem o status GRAS (Generally recognized as safe).

São polissacarídeos pertencentes à classe dos prebióticos.

BENEFÍCIOS

- Auxilia na redução dos níveis séricos de colesterol total e lipídios;

- Ajuda a aumentar a absorção de minerais, como cálcio, magnésio e fósforo, pois durante sua fermentação o pH se altera e isso interfere em alguns nutrientes, que se tornam mais solúveis;

- Ajuda a regular os níveis de glicose porque não são quebrados facilmente. Assim, o açúcar proveniente de sua digestão demora mais tempo para ficar disponível para as células, sendo descarregado na circulação aos poucos. Desse modo, a insulina não é requisitada a todo instante, poupando o pâncreas de trabalho extra e afasta o perigo do diabete;

- Prevenção de cáries dentárias;

- Além de agir como fibras, podem adoçar alimentos, com a vantagem de serem poucos calóricos;

- Atuam como estimulantes do crescimento de bifidobactérias no trato digestivo. Foram classificados como assistentes da "flora amigável" do trato intestinal, como Lactobacillus e Bifidobacteria. Eles melhoram o metabolismo de Bifidobacteria e diminuem o pH do intestino grosso, destruindo bactérias putrefativas. A ingestão diária desses carboidratos pode resultar num aumento de bifidobactérias no trato intestinal. Os FOS são conhecidos como prebióticos, desde que promovem o crescimento de probióticos, como Acidophillus, Bifidus e Faecium, promovendo, estabilizando e aumentando a proliferação dessas bactérias benéficas no trato gastrointestinal do hospedeiro. Ao mesmo tempo, bactérias patogênicas incluindo Escherichia coli, Clostridium perfringens têm sido inibidas, concomitantemente.

O equilíbrio produzido na flora gastrointestinal pelo consumo de FOS estimula outros benefícios no metabolismo humano, como a redução da pressão sanguínea em pessoas hipertensas, alteração do metabolismo de ácidos gástricos, redução da absorção de carboidratos e lipídeos, normalizando a pressão sanguínea e lipídeos séricos e melhoria do metabolismo de diabéticos. Ainda pode-se observar um aumento da digestão e metabolismo da lactose, aumento de reciclagem de compostos como o estrógeno, aumento da síntese de vitaminas (principalmente do grupo B), aumento da produção de compostos imuno estimulantes, que possuem atividade antitumoral, diminuição do crescimento de bactérias nocivas, diminuição da produção de toxinas e compostos carcinogênicos e auxílio da restauração da flora intestinal normal durante terapia com antibióticos. Também se atribui ao consumo de FOS a redução da potencialidade de várias patologias humanas normalmente associadas com o alto número de bactérias intestinais patógenas, como doenças autoimunes, acne, cirrose hepática, constipação, intoxicação alimentar, problemas digestivos, alergias e intolerâncias a alimentos e gases.



CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DOS FOS

Os FOS possuem características que permitem sua aplicação em várias áreas. Têm solubilidade maior que a da sacarose, não cristalizam, não precipitam, e nem deixam sensação de secura ou areia na boca.

Devido a essas características, podem ser usados em formulações de sobremesas lácteas e para diabéticos, iogurtes, biscoitos e produtos de panificação, substituindo carboidratos, em barras de cereais, molhos, etc.

As doses de ingestão diária de FOS devem ser bem observadas para evitar desconfortos intestinais, sendo o ideal seguir as doses recomendadas de cerca de 5g dia por pessoa.


FONTE:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010384782003000200034

http://www.scribd.com/doc/7189861/Com-Voces-Os-Oligossacarideos-Saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário