12 de set. de 2010

O Poder de Nossas Escolhas

Coisas ruins não são o pior que pode nos acontecer. O que de pior pode nos acontecer é NADA. Uma vida fácil nada nos ensina. No fim, é o que aprendemos o que importa: o que aprendemos e como nos desenvolvemos.



Traçamos nossas vidas pelo poder de nossas escolhas. Quando nossas escolhas são feitas passivamente, quando não somos nós mesmos que traçamos nossas vidas, nos sentimos frustrados.



Uma pequena mudança hoje pode acarretar-nos um amanhã profundamente diferente. São grandes as recompensas para aqueles que têm a coragem de mudar, mas essas recompensas acham-se ocultas pelo tempo.



Geramos nossos próprios meios. Obtemos exatamente aquilo pelo que lutamos. Somos responsáveis pela vida que nó próprios criamos. Quem terá a culpa, a quem cabe o louvor, senão a nós mesmos? Quem pode mudar nossas vidas, a qualquer tempo, senão nós mesmos?

Deus sabe que isto é verdade.

Pró Active




FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS (FOS)

Fibra alimentar solúvel que se dissolve completamente e não altera o sabor e a textura dos alimentos. Não são metabolizados pelo organismo humano e nem calóricos. São fibras dietéticas, confirmado pelas autoridades legais em vários países, e nos Estados Unidos possuem o status GRAS (Generally recognized as safe).

São polissacarídeos pertencentes à classe dos prebióticos.

BENEFÍCIOS

- Auxilia na redução dos níveis séricos de colesterol total e lipídios;

- Ajuda a aumentar a absorção de minerais, como cálcio, magnésio e fósforo, pois durante sua fermentação o pH se altera e isso interfere em alguns nutrientes, que se tornam mais solúveis;

- Ajuda a regular os níveis de glicose porque não são quebrados facilmente. Assim, o açúcar proveniente de sua digestão demora mais tempo para ficar disponível para as células, sendo descarregado na circulação aos poucos. Desse modo, a insulina não é requisitada a todo instante, poupando o pâncreas de trabalho extra e afasta o perigo do diabete;

- Prevenção de cáries dentárias;

- Além de agir como fibras, podem adoçar alimentos, com a vantagem de serem poucos calóricos;

- Atuam como estimulantes do crescimento de bifidobactérias no trato digestivo. Foram classificados como assistentes da "flora amigável" do trato intestinal, como Lactobacillus e Bifidobacteria. Eles melhoram o metabolismo de Bifidobacteria e diminuem o pH do intestino grosso, destruindo bactérias putrefativas. A ingestão diária desses carboidratos pode resultar num aumento de bifidobactérias no trato intestinal. Os FOS são conhecidos como prebióticos, desde que promovem o crescimento de probióticos, como Acidophillus, Bifidus e Faecium, promovendo, estabilizando e aumentando a proliferação dessas bactérias benéficas no trato gastrointestinal do hospedeiro. Ao mesmo tempo, bactérias patogênicas incluindo Escherichia coli, Clostridium perfringens têm sido inibidas, concomitantemente.

O equilíbrio produzido na flora gastrointestinal pelo consumo de FOS estimula outros benefícios no metabolismo humano, como a redução da pressão sanguínea em pessoas hipertensas, alteração do metabolismo de ácidos gástricos, redução da absorção de carboidratos e lipídeos, normalizando a pressão sanguínea e lipídeos séricos e melhoria do metabolismo de diabéticos. Ainda pode-se observar um aumento da digestão e metabolismo da lactose, aumento de reciclagem de compostos como o estrógeno, aumento da síntese de vitaminas (principalmente do grupo B), aumento da produção de compostos imuno estimulantes, que possuem atividade antitumoral, diminuição do crescimento de bactérias nocivas, diminuição da produção de toxinas e compostos carcinogênicos e auxílio da restauração da flora intestinal normal durante terapia com antibióticos. Também se atribui ao consumo de FOS a redução da potencialidade de várias patologias humanas normalmente associadas com o alto número de bactérias intestinais patógenas, como doenças autoimunes, acne, cirrose hepática, constipação, intoxicação alimentar, problemas digestivos, alergias e intolerâncias a alimentos e gases.



CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DOS FOS

Os FOS possuem características que permitem sua aplicação em várias áreas. Têm solubilidade maior que a da sacarose, não cristalizam, não precipitam, e nem deixam sensação de secura ou areia na boca.

Devido a essas características, podem ser usados em formulações de sobremesas lácteas e para diabéticos, iogurtes, biscoitos e produtos de panificação, substituindo carboidratos, em barras de cereais, molhos, etc.

As doses de ingestão diária de FOS devem ser bem observadas para evitar desconfortos intestinais, sendo o ideal seguir as doses recomendadas de cerca de 5g dia por pessoa.


FONTE:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010384782003000200034

http://www.scribd.com/doc/7189861/Com-Voces-Os-Oligossacarideos-Saude

Ômega 3


O Ômega 3 é um ácido graxo essencial, ou seja, um tipo de gordura proveniente da alimentação, não sendo produzido pelo nosso organismo. Dentre seus benefícios, podemos destacar: diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total do sangue, redução da pressão arterial em indivíduos com hipertensão leve e alteração da estrutura da membrana das células sangüíneas, tornando o sangue mais fluido.

Com tantas vantagens, o seu consumo tornou-se um hábito indispensável para a manutenção da boa saúde e essencial para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: coração e cérebro.
Quais as necessidades diárias de ômega 3?

As maiores fontes são os peixes de água fria e profunda (exemplos: sardinha, salmão, cavala, atum e leão marinho), as oleaginosas e óleo de linhaça, ovos enriquecidos e leite fortificado. Estudos revelam que devemos consumir de 1 a 2g de ômega 3 diariamente, conseguindo reduzir entre 20 a 27% a incidência de doenças do coração.
Benefícios:



  • Diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total do sangue;



  • Reduz a pressão arterial em indivíduos com hipertensão leve;



  • Atua na alteração da estrutura da membrana das células sangüíneas, tornando o sangue mais fluido;



  • Melhora a memória, concentração e as habilidades motoras;



  • Aumenta  a velocidade de reação;



  • Neutraliza o estresse;



  • Auxilia na prevenção de doenças degenerativas cerebrais.

Óleo de Prímula

A prímula (Oenothera biennis) é uma planta herbácea da América do Norte que produz flores coloridas, desde branca até amarelo brilhante. Em 1619, foi extensivamente  estudada e ficou conehcida como “Kings cure-all”. É fonte de ácido gama linolênico (GLA) e muito rico em ácidos graxos essenciais (como ômega 3 e ômega 6), os chamados ácidos graxos poliinsaturados, que não são produzidos pelo organismo e precisam ser obtidos através de dieta. Eles exercem funções essenciais e sua carência provoca o envelhecimento precoce, alterações metabólicas e distúrbios cardiovasculares. Deles, o mais importante é o ácido gama linolênico (GLA), que além de fazer parte da estrutura das membranas celulares, origina a prostaglandina E1, uma substância que ajuda a equilibrar os hormônios femininos, diminuindo os impactos da TPM.

Benefícios:

  • Auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico;

  • Impede a formação de substâncias inflamatórias, contribuindo nos problemas de artrite, entre outros;

  • Contribui na boa transmissão dos impulsos nervosos, regulando a liberação e ação dos neurotransmissores;

  • Indicado para alterações emocionais, como agressividade, irritabilidade e ansiedade;

  • Inibe a formação de coágulos, tromboses e hipertensão arterial, por sua ação vasodilatadora;

  • Ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares;

  • Regula os efeitos dos hormônios femininos e da TPM;

  • Controla a oleosidade da pele.

Fibra de Maçã


A Fibra de Maçã MHS é elaborada à partir de maçãs selecionadas , preservando quase todas as características nutricionais da fruta in natura. É rica em pectina , fibra solúvel que em nosso organismo se transforma em um gel, que retém e elimina grande parte dos açúcares  e gordura dos alimentos , grandes responsáveis pelo aumento de peso e das elevadas taxas de colesterol. A pectina também estimula o  funcionamento intestinal , ajudando a eliminar a prisão de ventre. O alto teor de potássio contido na maçã faz eliminar o sódio excedente , consequentemente o excesso de água retina no corpo. É também um elemento indispensável na geração de energia para atividade celular , nas contrações musculares e na transmissão de estímulos nervosos. Fortificante do sistema nervoso pelo conteúdo em fósforo, a maçã estimula o funcionamento do cérebro e predispõe um sono tranqüilo.


Benefícios
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Auxilia na regularização das taxas de colesterol;
  • Diminui a prisão de ventre;
  • Diminui o inchaço;
  • Auxilia na melhora da circulação sanguínea;
  • Auxilia no combate à insônia;
  • Calmante;
  • Previne a fadiga mental.

Naturopatia, O que é?

Podemos dizer que hoje existem três tipos de medicina na prática. A alopatia, a homeopatia e a naturopatia. Sobre o mecanismo de ação das três poderíamos fazer a seguinte comparação: Imagine que ao lado de sua casa exista um terreno vazio que não possua nenhuma construção… Num dado momento você observa que seus vizinhos começam a depositar ali naquele terreno todo tipo de lixo, entulhos e a sujeira naquele lugar começa a atrair para ali todo tipo de insetos, como moscas, formigas, baratas, ratos que além do mau cheiro, começa a infestar a sua casa também destas pragas.

Incomodado por esta situação, você vai as autoridades e denuncia o fato. Então, para solucionar o problema, vem a alopatia, com suas drogas pesadas, e desinsetiza o local rapidamente. Mata tudo e vai embora. Por alguns dias, você sente alívio do incômodo das pragas. Mas dali não muito tempo, após ter passado o efeito dos venenos o lixo que ficou ali depositado volta a atrair todo tipo de insetos e roedores novamente e logo você começa a sentir os efeitos indesejáveis em sua casa. Após nova denuncia de sua parte, vem então a homeopatia, com suas substâncias dedetizadoras e espanta todos as pragas, mas além disso, ela faz algo mais importante: faz uma limpeza naquele terreno para não atrair mais insetos para aquele local. Atitude bem mais louvável do que a anterior…
Mas depois de todo aquele trabalho de dedetização e limpeza, novamente os seus vizinhos inescrupulosos e sem consciência ambiental, começam a despejar ali no mesmo local toda sorte de lixo e a sujeira começam a cheirar mal outra vez, os insetos, pragas e roedores infestam o terreno novamente e seu suplício recomeça tudo novamente. Depois de uma terceira denúncia, vem agora a naturopatia, e com seus mecanismos próprios, também faz uma dedetização e limpa muito bem o terreno, espantando todo tipo de praga que ali estava, porém antes de partir, resolve ir de casa em casa e conscientizar cada morador daquela imediação sobre os malefícios de depositarem o lixo ali naquele local, e não vai embora antes de conseguir um compromisso de cada um deles de não mais despejarem lixo ali no terreno baldio.
Então, a partir daquele trabalho, você nunca mais se incomoda. Qual dos três métodos você achou o mais sensato? Lógico que foi o último. Com essa comparação queremos ilustrar o papel da medicina natural. Ela não é apenas uma medicina que procura atacar os sintomas, mas vai além, ou seja, procura levar uma consciência de mudança de atitudes, de correção de hábitos insalubres e de orientação sobre o modo de viver saudável. Para a consecução desses objetivos, ela lança mão em primeiro lugar da Trofoterapia, a cura e prevenção das enfermidades através dos alimentos, depois também usam a Fitoterapia, a cura pelas plantas, a Hidroterapia, a cura pela água, a Geoterapia, o uso das argilas medicinais, a Helioterapia, a aplicação da luz solar, a cinesioterapia, com as massagens e exercícios e ainda o uso da fé como um grande recurso na prevenção e tratamento das enfermidades. Tudo isso faz parte da Naturopatia ou medicina natural.

Kenko Mix - Fibras



O KENKOMIX é um complemento alimentar feito para enriquecer a alimentação diária de forma balanceada com variedades em fibras , vitaminas, proteínas e minerais.


É um excelente suplemento com elevado valor nutricional , podendo ser consumido por toda a família.

Ideal para pessoas que não conseguem ter uma alimentação ideal,   pois ajuda no bom funcionamento do intestino , que é o princípio de uma boa absorção de nutrientes. Um organismo mais equilibrado nos remete à uma melhor qualidade de vida.

Para atletas e pessoas que já têm uma alimentação balanceada, o KENKOMIX  contribui para uma maior resistência física e mental pois e um complemento alimentar rico em nutrientes e ajuda na resistência, mantendo um bom nível de fibras musculares ajudando a evitar lesões e perda da massa muscular.

INGREDIENTES:

GERGELIM BRANCO

Lubrifica articulações e intestinos, elimina bactérias, é antiinflamatório, cicatrizante e desintoxicante. Ativa a circulação, suavizando a pele e é rico em manganês, cobre, cálcio, vitamina A e E, além de sais minerais. Contém lignans (antioxidante e anticancerígeno) e fitoesteróis que bloqueiam a produção de colesterol, rico em proteínas e ômega 3, 6 e 9.

Alguns benefícios: protege o cérebro, produz energia sexual e intelectual, normaliza problemas menstruais e estimula as funções do intestino grosso e delgado.

Gergelim Branco: estimulante do estômago e intestino e auxilia pulmões (limpa e tonifica).

FARINHA DE SOJA

Contém proteínas de alto valor biológico, vitamina E e B, ácido fólico e alguns minerais necessários ao bom funcionamento do organismo. Rico em isoflavona ameniza sintomas da menopausa e possui elementos antioxidantes que reduzem as taxas de LDL no sangue e aumenta o HDL, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

EXTRATO DE SOJA

Esse alimento de alta solubilidade conta com conteúdo significativo de proteínas, gordura, minerais (cálcio, fósforo, magnésio e potássio), fibras dietéticas e vitaminas.

QUINÚA

Conhecido como “mãe dos seres humanos” por ser incomparavelmente rico em proteínas e aminoácidos e não conter glúten, foi classificado pela Academia de Ciências dos EUA como um dos alimentos mais completos do planeta.

Responsável pelo rendimento e elasticidade das fibras musculares, auxilia na recuperação de tecidos e células e estimula a produção de enzimas e hormônios. Dentre seus vinte aminoácidos, destacam-se a metionina e a lisina, que melhora a imunidade e a capacidade de aprendizagem e memória. Possui ômega 3 e 6, vitaminas A, B6 e B1 e minerais como o ferro, fósforo e cálcio. Considerada melhor do que a soja por seu equilíbrio nutricional. Algumas indicações: combate anemia, redução de dano gastrointestinal e regulação de funções cardiovasculares.

FIBRA DE TRIGO

É a película externa do grão de trigo que não é digerida pelo organismo. Porém, tem uma função muito importante de absorver água e formar o bolo alimentar, aumentando a ação dos intestinos e evitar altas taxas de colesterol e de açúcar no sangue.

GÉRMEN DE TRIGO

Além de ser rico em ácido fólico e vitaminas do complexo B e E, ele fornece fibra para o organismo, ajudando no trânsito intestinal.

Pelo seu baixo índice calórico e sua riqueza em nutrientes, constituído de aminoácidos, minerais e vitaminas, este produto se torna excelente nos regimes de emagrecimento.

FARELO DE AVEIA

Alimento saudável e rico em fibras solúveis, as ß-glucanas, que estimulam o peristaltismo dos intestinos. Colabora também no controle das taxas de colesterol e no decréscimo de LDL.

AVEIA EM PÓ

Cereal muito nutritivo que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras. Ela contribui para um bom funcionamento intestinal e diminuição na absorção de colesterol e LDL.

LINHAÇA EM PÓ

Ela contém mais fibra que a maioria dos grãos, rica em proteínas, ácidos graxos, vitaminas, sais minerais, aminoácidos essenciais e fibras dietéticas. Entre seus benefícios estão: combate à acne, equilíbrio hormonal, diminuição do risco de aterosclerose e controle da glicemia.

Sistema Digestivo: ideal para prisão de ventre e acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal, auxilia na expulsão de gases, elimina toxinas, previne os divertículos nas paredes do intestino, ajuda a controlar a obesidade e a sensação de apetite. A grande vantagem do pó se deve à melhor introdução e absorção no trato digestivo.

LEVEDO DE CERVEJA

Resultado do processo de fermentação da cevada, fonte de vitaminas do complexo B e proteínas, com a vantagem de não possuir colesterol e gordura. Auxilia na recomposição da flora bacteriana intestinal e na desintoxicação do organismo.

GUARANÁ EM PÓ

Rico em cafeína, ele acelera a “queima” de reserva energética armazenada, fazendo com que algumas (glicogênio) sejam gastas mais rapidamente, gerando a sensação de “pique”.

GELATINA

É uma proteína derivada da hidrólise parcial do colágeno que ao ser misturada com água forma um gel coloidal. Contém nove dos dez aminoácidos essenciais que favorecem a síntese de colágeno, responsáveis pelos tecidos de sustentação como pele, ossos e cartilagens.

COLÁGENO

É a proteína mais abundante no organismo, indicada para enrijecer tecidos da pele, eliminar rugas, aumentar tonicidade dos músculos, auxiliar em regimes de emagrecimento, revigorar o couro cabeludo e combater a celulite e flacidez.

FIBRA DE MAÇÃ

A pectina da maçã é uma fibra solúvel que ao ser dissolvida em água, produz uma massa gelatinosa viscosa que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo e evita a transformação de açúcar em gordura.Possui também ação reguladora do trânsito intestinal.

FIBRA DE CENOURA

Fonte de vitamina A e E (antioxidante), fibras, ácido fólico (fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular), potássio e cálcio. Além disso, é importante para uma pele saudável, no crescimento e desenvolvimento ósseo.

FIBRA DE UVA

Ela é rica em açúcares, vitaminas e potássio e fonte de carboidratos. A uva contém também um tipo de fibra que serve de estimulante para a motilidade intestinal.

Emagrecedor Saudável - Óleo de Cártamo

 O cártamo é uma planta com alto teor de óleo em suas sementes. Esse óleo é insípido, incolor e nutricionalmente similar ao de girassol. Possui alto teor de ácido linoleico (70%) e oleico (20%) e baixa porcentagem de ácido linolênico (3%).

 

O ácido oleico é um ácido graxo que recebe o nome de ômega 9, encontrado em boas quantidades no azeite de oliva. . Seu consumo traz grandes benefícios para a saúde, pois ele ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e desempenha um papel importante ao regular os processos metabólicos do organismo. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) comprovou que o esse ácido estimula a produção do lipídio oleiletanolamida, substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o "mau colesterol". Já o ácido linoleico é o chamado ômega 6, também utilizado como auxiliar na queima de gordura e tonificação dos músculos.

 

O óleo de cártamo é um antioxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade.

 

Estudos indicaram a presença de substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura. Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica).

 

A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima maior a quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como consequência, a pessoa engorda. Portanto, os nutrientes do óleo de cártamo têm a capacidade de bloquear a ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia, gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.

 

O uso do óleo aliada à prática de atividades físicas e dieta alimentar equilibrada criam um ambiente propício para a redução das reservas lipídicas e o emagrecimento através da mobilização da gordura corporal, visando a sua utilização como fonte de energia. Esse mecanismo de ação fornece o suporte necessário para uma perda de peso mais rápida e um ganho maior na definição muscular, além de promover um maior aporte energético, que é indispensável para a prática de atividades físicas.

 

Água Também é Remédio!

A terapeuta Catharina Walzberg diretora do Retiro de Recuperação da Saúde, continua orientando o tratamento com água. Aqui, três métodos para tratar muitas doenças.
Vaporização



Indicação:

Resfriados, tosse, sinusite, rinite alérgica, rouquidão. 

Procedimento: A maneira mais simples de aplicá-la é usando vaporizador elétrico, ligando-o e colocando essências indicadas de acordo com o manual de instruções. Geralmente, usa-se essência de camomila ou eucalipto. O paciente deve sentar-se defronte ao vaporizador, que ficará sobre um banquinho da mesma altura do seu assento, e debruçar-se sobre ele, respirando o vapor durante 15 minutos, pelo nariz e pela boca. 
Cubra-o com um lençol de algodão, para formar como que uma tenda para o vapor, o que torna o tratamento mais eficaz. Em seguida, faça-lhe uma ablução fria na cabeça, no rosto e no pescoço e leve-o a repousar, por pelo menos 30 minutos. 
Na falta de um vaporizador, você pode improvisar, colocando sobre o banquinho um fogareiro elétrico com uma panela com chá de camomila ou eucalipto preparado previamente, na cozinha. O procedimento é o mesmo.
Jato de vapor



Indicação:

Dores de ouvido, labirintite, nódulos endurecidos e dores localizadas, como bursite ou ciática. 

Procedimento: Faça ferver em uma panela de pressão 1 litro de chá de camomila ou eucalipto previamente coado. 

Mantenha-o fervendo sobre um fogareiro elétrico. Faça o paciente assentar-se ao lado da panela. Retire da panela de pressão a válvula de segurança e coloque sobre o orifício um pedaço de mangueira de borracha de aproximadamente 40 cm de comprimento (pode ser mangueira de jardim). 
Dirija o jato de vapor para a região a ser tratada, aproximando-o o mais possível dela, tomando cuidado para não queimar a pele. A duração do tratamento é de 15 minutos. Em seguida, faça uma ablução fria da região tratada e, se for o ouvido, coloque uma pequena rolha de algodão para evitar resfriamento. 
Este tratamento leva ao local doente não somente os benefícios do calor, mas também o das ervas medicinais. No caso do ouvido penetra tão profundamente nele que é capaz de resolver casos de otite média ou de labirintite crônica, especialmente se o completarmos pingando algumas gotas de suco de cebola morno no ouvido, antes de por o algodão.

Gargarejos


Indicação: Amidalites, ou logo ao primeiro sinal de resfriado, aplique este tratamento que as crianças acham divertido e fácil. 

Procedimento: Prepare meio copo de água quente, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre ou suco de ½ limão e 1 colher (café) rasa de sal. 

Ensine as crianças a fazer 3 a 4 gargarejos prolongados com esta mistura, repetindo-os de hora em hora no primeiro dia, de 2 em 2 horas no segundo dia, e provavelmente nenhum no terceiro, porque não será mais necessário. 
Caso a garganta esteja tão irritada que o vinagre provoque dor, mude para gargarejos com chá de camomila ou malva.

Agar Agar

Agar Agar, conhecido também como Agar ou agarose, é um hidrocolóide extraído de algas marinhas vermelhas, que por assimilarem grande quantidade de minerais na água do mar, tornam-se ricas em fósforo, iodo e sais minerais.
É insolúvel em água fria, porém expande-se consideravelmente e absorve uma quantidade de água cerca de vinte vezes o seu próprio peso, aumentando seu volume e preenchendo o estômago, formando um gel não absorvível, não fermentável e com importante característica de ser atóxico. Por fornecer essa sensação de plenitude gástrica (sensação de estômago cheio), o produto é indicado em casos de obesidade.
Bastante rico em fibras vegetais, proporciona um suave efeito laxante, pois a mucilagem purificada possui a capacidade de aumentar o volume e hidratar o bolo fecal, regularizando o trânsito intestinal.
Princípios ativos: constituído por 20% de água (valor máximo permitido), 5 % de cinzas (examinadas ao microscópio), 3,5% de celulose, 6% de matérias orgânicas estranhas insolúveis na água e, finalmente, próximo de 65% de Mucilagens, sendo estas constituídas por Agarose e Agaropectina.
Toxicidade: em doses elevadas, pode provocar diarréia.

11 de set. de 2010

Suplementos Naturais

Conheça abaixo um pouco mais sobre alguns suplementos naturais importantíssimos para a saúde e bom funcionamento do organismo.