7 de jun. de 2010

CHIORELLA, A ALGA DA SAÚDE, BELEZA E CURA!


Devido seu tamanho extremamente pequeno, somente no século 19 ela foi descoberta. No seu nome, o prefixo "CHLOR" foi esolhido por significar verde e o sufixo "ELLA" indica pequeno.



O oxigênio da terra era largamente produzido através da luz solar, água e dióxido de carbono pelos vários tipos de plantas, entre as quais a chlorella, que contribuía com uma importante parcela devido sua forte capacidade de realizar fotossíntese. Essas plantas também produziam o alimento básico para vários tipos de animais superiores multicelulares. A Chlorella está na Terra desde o período pré-cambriano, há mais de 2,5 bilhões de anos. Entretanto, somente após 1890 sua célula foi identificada através do microscópio e no início deste século foi descoberto que ela era constituída de 60% de proteínas e multiplicava-se muito rapidamente. Cientistas de vários países, principalmente a Alemanha, começaram pesquisas para fazer dela um alimento.



Apesar dos estudos serem interrompidos pelas duas grandes guerras na Europa, o interesse continuou nos EUA. Em 1948, um estudo-piloto foi feito pelo Instituto de Pesquisas de Stanford com experimentos bem sucedidos sobre o crescimento da Chlorella. Entretanto, ele não foi concluído devido problemas financeiros. Após dois anos, o Instituto Carnegie concluiu que ela poderia ser cultivada em escala comercial e que seria a solução para os problemas da fome no mundo. O Japão da pós-guerra confrontou-se com um sério problema de escassez de alimentos. E em 1951, a Fundação Rockfeller e o governo japonês patrocinaram estudos do Dr. Hiroshi Tamiya, no Instituto Biológico de Tokugawa. Ele foi o primeiro a desenvolver a tecnologia de crescimento, colheita e processamento em larga escala comercial da planta. No ano de 1957 foi fundada uma organização sem fins lucrativos, chamada Centro de Pesquisa Japonês de Chlorella, onde foi construído os maiores tanques de cultura do mundo.



Depois disso, outra organização, a Associação Chlorella do Japão foi instituída com apoio financeiro do governo japonês. O objetivo era comercializá-la como alimento, porém o projeto foi paralisado porque outros alimentos, como o arroz e o trigo, tornaram-se mais viáveis. Outro motivo foi a sua baixa digestibilidade devido sua parede celular resistente e dura, ela protegeu seus nutrientes por quase 3 bilhões de anos. Todavia, essa associação foi fechada e algumas pessoas tinham começado a tomar o produto. Alguns deles sofriam de vários tipos de doenças e de repente, eles observaram que suas incapacidades ou condições crônicas estavam reduzindo e problemas de saúde que existiam desde longo tempo desapareceram. Conseqüentemente, na década de 60, os cientistas japoneses focaram sua atenção nas possibilidades da alga em promover uma boa saúde. Foi descoberto, então, que a chlorella contém uma quantidade e variedade surpreendente de vitaminas e minerais e resolvendo problemas que a medicina já abandonou, dando uma nova esperança para aqueles que tem sofrido com algum problema e conscientizando as pessoas sobre como preservar sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário