7 de jun. de 2010

Quitosana Amigo do Fígado e Emagrecedor

Saiba mais sobre a Quitosana

É unânime entre os especialistas em saúde relacionar uma dieta rica em gorduras à doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, inflamação das articulações (artrite), disfunções hepáticas, diabetes, problemas respiratórios, complicações na gravidez, distúrbios psicológicos e alguns tipos de câncer (entre eles: mama, próstata, cólon, reto, ovário e cervical).

Atualmente existe grande dificuldade em diminuir o consumo de gorduras devido ao número de alimentos disponíveis no mercado com alto teor de triglicerídeos, onde a quitosana atua como um alimento funcional, que ao ser ingerido adequadamente antes das refeições pode reduzir a absorção das gorduras pelo organismo e promover a redução dos níveis de colesterol sérico.

Possui capacidade de ligação em média 8-10 vezes o seu peso em gorduras, ou seja, cada grama da fibra pode se ligar a oito gramas ou mais de gordura e a sua ingestão diária de apenas três gramas pode excretar em torno de 25 gramas de gordura, representando uma retirada média de 250 calorias na dieta. Em outras palavras, o uso contínuo do produto antes das principais refeições, sem compensar a perda calórica pela ingestão de alimentos ricos em açúcar ou carboidrato (não capturados pelo polímero), é possível obter uma perda gradual do peso corporal sem alteração significativa na dieta alimentar.

De forma resumida, estudos sugerem que ela inibe a digestão das gorduras pelo seguinte procedimento:

1. Ao ser consumida, a quitosana é dissolvida no estômago pelo ácido gástrico;

2. Ao ser dissolvida no estômago se mistura com a gordura ingerida, produzindo o complexo quitosana- gordura;

3. Esse complexo forma um gel no intestino, que carrega as gorduras e são excretados com as fezes.
Ela forma um envoltório sobre as gorduras de modo que as enzimas intestinais não podem atuar, impedindo sua degradação e absorção das gorduras pelo trato intestinal, com exceção das proteínas.

Existe uma série de benefícios atribuídos ao uso regular desse produto. Além dos reconhecidos pela comunidade científica, existem algumas atividades funcionais importantes confirmadas através de pesquisas e trabalhos publicados em revistas internacionais, porém alguns estão em fase de teste ou em estudo.

Fonte: Quitosana, a fibra do futuro (Padetec)
De: Afrânio Aragão Craveiro
Alexandre Cabral Craveiro
Danilo Caldas de Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário