7 de jun. de 2010

Cogumelo da saúde e disposição

Blazei Jun-17

O cogumelo Agaricus blazei, também conhecido como “cogumelo do sol”, é de ocorrência natural nas regiões serranas de São Paulo, sendo coletado inicialmente entre as décadas de 60 e 70. Na época, algumas amostras foram levadas para o Japão com o interesse em estudar suas propriedades medicinais e somente a partir de 1990, seu cultivo comercial teve início (Braga et al., 1998).

O Japan Food Research Laboratories, o mais importante instituto de análise de alimentos do Japão, emitiu laudo atestando a superioridade do cogumelo Agaricus blazei Jun-17 em até 5 vezes, ou seja, ele possui uma concentração 5 vezes maior de princípios ativos que qualquer outra espécie ou linhagem.

Considerado um alimento de excelente valor nutritivo, o produto desidratado é altamente protéico, rico em aminoácidos, vitaminas do complexo B, ácido pantotênico, ácido fólico, vitamina C (ácido ascórbico) e vitamina D. Entre os minerais podemos destacar: cálcio, potássio, iodo, sódio e fósforo.

Benefícios

O Agaricus blazei Jun-17 é ideal para recuperação do organismo em geral; os resultados são muito bons nos casos de debilidade e diminuição da imunidade do organismo. Pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade.

Destacam-se a renovação celular, melhoria do quadro geral do organismo e na defesa imunológica, ação hipotensiva e a estimulação das células NK.

Por ser um imuno-modulador natural, ajuda no estímulo do funcionamento do sistema imunológico. Pesquisadores japoneses encontraram nele componentes como o polissacarídeo Beta-d-Glucan, que aumenta as funções imunológicas, estimulando a produção de novas células de defesa do organismo, tais como, as células B, células T e as células NK.

Foi verificado ainda que ele possui efeito de neutralização das moléculas ligadas a processos celulares degenerativos (os radicais livres) e funciona como auxiliar em alguns tipos de tratamento.

O produto não é recomendado para pessoas que necessitem manter a imunidade orgânica em baixa (imunossupessão). Ex: pessoas em estado de pré e pós-transplante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário