7 de jun. de 2010

Psyllium

O Psyllium é uma fibra solúvel extraída de uma planta (Plantago psyllium), que produz flores brancas agrupadas em espigas na ponta de pequenas hastes.



Constituído por L-arabinose, D-xilose e ácido galacturônico, contudo os principais são as fibras, mucilagens e óleos.



Por ser rico em fibra do tipo solúvel possui uma enorme capacidade de reter água, chamada de capacidade hidrófila, sendo que no caso do Psyllium, a relação é para cada grama da fibra ocorre uma retenção entre 10 gramas de água. Consequentemente forma-se um gel viscoso capaz de ligar-se a moléculas como proteínas e carboidratos simples (açúcares).



Com a melhora da absorção de água ocorre um aumento do volume fecal, que por sua vez aumenta o lúmen intestinal e ajuda a reduzir a pressão intraluminal, e assim a possibilidade de formação de divertículos.







Benefícios



O Psyllium ajuda a normalizar o tempo de trânsito intestinal, aumentando ou diminuindo este tempo, conforme a necessidade;



Favorece o amolecimento das fezes e a redução da necessidade de esforço para evacuação, atividade muito útil em casos de hemorróidas;



Auxilia no retardo do esvaziamento gástrico e da absorção de glicose a partir do intestino delgado;



Seus óleos também favorecem a propriedade laxativa;



Quando ingerido antes das refeições pode reduzir a sensação de fome.



Em estudos realizados demonstrou possuir a propriedade de reduzir o colesterol sérico total, reduzindo o LDL (colesterol ruim).







Indicações



É indicado em casos de obstipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorróidas, gravidez, convalescença, períodos pós-operatórios e senilidade. Também em colites e diverticulites.



Serve como complemento em dietas de emagrecimento devido o aumento na sensação de saciedade, bem como sua ligação a moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário