7 de jun. de 2010

DHA Amigo do Cérebro e Aprendizado

Antes do nascimento, o cérebro humano e os neurônios já se encontram quase completos, sendo que o número de células cerebrais ficará definido até os três anos de idade.

O DHA é extremamente vital para a produção das células cerebrais.

Quando o ser humano se encontra no ventre, ele recebe o DHA através da placenta e após o nascimento, pelo aleitamento materno. Existem alguns dados esclarecedores na teoria do professor Crawford (*), onde ele afirma que o leite materno das mães japonesas contém duas a três vezes mais DHA que as mães dos Estados Unidos e países europeus. Isso significa que para gerar uma criança com mais inteligência, as gestantes e as mães que amamentam deveriam ter quantidade suficiente de DHA. Armazenado no cérebro, especificamente na retina ativa das células nervosas, esse ácido acumula-se especialmente nos nervos controladores, fosfatado e presta um importante papel para manter as células nervosas, regulando as transmissões e ativação das células cerebrais. Com uma estrutura química muito flexível, ele trabalha intensamente para tornar as células das paredes cerebrais mais macias, o que significa estimulá-las sempre.

Efeito benéfico na função do aprendizado

Como o crescimento cerebral está relacionado com os peixes, o professor Michael Crawford disse em sua teoria, divulgada em 1989, que as crianças japonesas tem um Q.I. mais elevado que os da Europa e Estados Unidos devido o hábito de comerem mais peixe, e como conseqüência, ingerirem mais DHA, sendo a mais atrativa e a que desenvolve a capacidade de aprender e aprimorar a memória. Essa teoria tornou-se popular no mundo e chamou a atenção de muitas pessoas ao mostrar as inúmeras funções do ácido. Várias experiências foram feitas com cobaias e naquelas em que o DHA foi aplicado, se mostraram bem mais rápidas e eficazes.

(*) Dr. Michael Crawford, professor do Centro de Pesquisas de Química Nutricional do Cérebro, na Inglaterra.

Farinha de Cenoura

A cenoura (Daucus Carota) é uma hortaliça que pertence à família das Apiaceae. Naturalmente doces, constituem um alimento ideal com alto teor de fibras, antioxidantes, minerais e betacaroteno, sendo este último o responsável pela coloração alaranjada característica. Pesquisas recentes afirmam que o consumo diário desse vegetal pode diminuir em média 11% do nível de colesterol no sangue, prevenindo doenças do coração.

Betacaroteno

Pigmento natural, precursor da vitamina A (pró-vitamina A), atua no organismo como um potente antioxidante, responsável pelo envelhecimento celular. Também é importante no metabolismo da vitamina E.

A vitamina A combina-se com a proteína opsina nas células da retina para se ter uma boa visão à noite (rodopsina). O betacaroteno auxilia até mesmo no bronzeamento ao se transformar em vitamina A, agindo na recuperação da pele e formação de melanina, pigmento responsável pelo bronzeamento, mas a coloração amarelada pode proteger contra os raios ultra-violeta.

Carência

•Deficiência na visão noturna;
•Lesões nos olhos que pode levar à cegueira;
•Problemas respiratórios;
•Risco aumentado de infecções.

Benefícios

•Fonte de fibras, potássio e betacaroteno;
•Ajuda a prevenir a cegueira noturna e catarata;
•Atua no metabolismo das gorduras, ajuda a manter o nível normal de LDL, diminuindo o nível de colesterol no sangue;
•Aumenta a imunidade;
•Auxilia na proteção contra o câncer;
•Melhora a elasticidade da pele, prevenindo o envelhecimento precoce;
•Melhora a aparência das unhas e cabelos;
•Auxilia no bronzeamento da pele.

Fibra de Maçã

A Fibra de Maçã MHS é elaborada à partir de maçãs selecionadas , preservando quase todas as características nutricionais da fruta in natura. É rica em pectina , fibra solúvel que em nosso organismo se transforma em um gel, que retém e elimina grande parte dos açúcares e gordura dos alimentos , grandes responsáveis pelo aumento de peso e das elevadas taxas de colesterol. A pectina também estimula o funcionamento intestinal , ajudando a eliminar a prisão de ventre. O alto teor de potássio contido na maçã faz eliminar o sódio excedente , consequentemente o excesso de água retina no corpo. É também um elemento indispensável na geração de energia para atividade celular , nas contrações musculares e na transmissão de estímulos nervosos. Fortificante do sistema nervoso pelo conteúdo em fósforo, a maçã estimula o funcionamento do cérebro e predispõe um sono tranqüilo.

Benefícios

•Auxilia no emagrecimento;
•Auxilia na regularização das taxas de colesterol;
•Diminui a prisão de ventre;
•Diminui o inchaço;
•Auxilia na melhora da circulação sanguinea;
•Auxilia no combate à insônia;
•Calmante;
•Previne a fadiga mental.

Quitosana Amigo do Fígado e Emagrecedor

Saiba mais sobre a Quitosana

É unânime entre os especialistas em saúde relacionar uma dieta rica em gorduras à doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, inflamação das articulações (artrite), disfunções hepáticas, diabetes, problemas respiratórios, complicações na gravidez, distúrbios psicológicos e alguns tipos de câncer (entre eles: mama, próstata, cólon, reto, ovário e cervical).

Atualmente existe grande dificuldade em diminuir o consumo de gorduras devido ao número de alimentos disponíveis no mercado com alto teor de triglicerídeos, onde a quitosana atua como um alimento funcional, que ao ser ingerido adequadamente antes das refeições pode reduzir a absorção das gorduras pelo organismo e promover a redução dos níveis de colesterol sérico.

Possui capacidade de ligação em média 8-10 vezes o seu peso em gorduras, ou seja, cada grama da fibra pode se ligar a oito gramas ou mais de gordura e a sua ingestão diária de apenas três gramas pode excretar em torno de 25 gramas de gordura, representando uma retirada média de 250 calorias na dieta. Em outras palavras, o uso contínuo do produto antes das principais refeições, sem compensar a perda calórica pela ingestão de alimentos ricos em açúcar ou carboidrato (não capturados pelo polímero), é possível obter uma perda gradual do peso corporal sem alteração significativa na dieta alimentar.

De forma resumida, estudos sugerem que ela inibe a digestão das gorduras pelo seguinte procedimento:

1. Ao ser consumida, a quitosana é dissolvida no estômago pelo ácido gástrico;

2. Ao ser dissolvida no estômago se mistura com a gordura ingerida, produzindo o complexo quitosana- gordura;

3. Esse complexo forma um gel no intestino, que carrega as gorduras e são excretados com as fezes.
Ela forma um envoltório sobre as gorduras de modo que as enzimas intestinais não podem atuar, impedindo sua degradação e absorção das gorduras pelo trato intestinal, com exceção das proteínas.

Existe uma série de benefícios atribuídos ao uso regular desse produto. Além dos reconhecidos pela comunidade científica, existem algumas atividades funcionais importantes confirmadas através de pesquisas e trabalhos publicados em revistas internacionais, porém alguns estão em fase de teste ou em estudo.

Fonte: Quitosana, a fibra do futuro (Padetec)
De: Afrânio Aragão Craveiro
Alexandre Cabral Craveiro
Danilo Caldas de Queiroz

Squalene Oxigênio Para Todo o Corpo

O efeito do Squalene na suplementação de oxigênio

O tubarão de águas profundas, apenas recentemente tem atraído a atenção de um grande número de pessoas. Ele vive nas profundidades oceânicas, em águas escuras, geladas, pobres em oxigênio e sob forte pressão atmosférica. Neste ambiente inóspito, os animais tem um metabolismo muito lento, com reflexos e movimentos bastante vagarosos devido a pequena quantidade de oxigênio disponível.

Curiosamente, no entanto, neste ambiente encontramos o tubarão Squalus com reflexos extremamente rápidos. Esta característica se apresenta em função da grande quantidade de oxigênio presente no sangue e tecidos desses animais, ou seja, o Squalus produz seu próprio oxigênio a partir de seu fígado imenso que ocupa dois terços de seu peso corporal.

O Squalene vem a ser o principal componente deste fígado e tem uma função maravilhosa no organismo humano, que poderia ser definida em apenas duas palavras: Suprimento de Oxigênio. Composto por 30 átomos de carbono e 50 de hidrogênio (C30 H50), o Squalene através de uma reação bioquímica complexa fornece oxigênio extra a nível celular. Por existir uma relação muito direta entre o oxigênio e as células do cérebro, o efeito do suprimento de oxigênio do Squalene aparece primeiro no cérebro, órgão que mais se beneficia deste suprimento extra.

Real Prímula

A prímula (Oenothera biennis) é uma planta herbácea da América do Norte que produz flores coloridas, desde branca até amarelo brilhante. Em 1619, foi extensivamente estudada e ficou conehcida como “Kings cure-all”. É fonte de ácido gama linolênico (GLA) e muito rico em ácidos graxos essenciais (como ômega 3 e ômega 6), os chamados ácidos graxos poliinsaturados, que não são produzidos pelo organismo e precisam ser obtidos através de dieta. Eles exercem funções essenciais e sua carência provoca o envelhecimento precoce, alterações metabólicas e distúrbios cardiovasculares. Deles, o mais importante é o ácido gama linolênico (GLA), que além de fazer parte da estrutura das membranas celulares, origina a prostaglandina E1, uma substância que ajuda a equilibrar os hormônios femininos, diminuindo os impactos da TPM.


Benefícios:

•Auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico;
•Impede a formação de substâncias inflamatórias, contribuindo nos problemas de artrite, entre outros;
•Contribui na boa transmissão dos impulsos nervosos, regulando a liberação e ação dos neurotransmissores;
•Indicado para alterações emocionais, como agressividade, irritabilidade e ansiedade;
•Inibe a formação de coágulos, tromboses e hipertensão arterial, por sua ação vasodilatadora;
•Ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares;
•Regula os efeitos dos hormônios femininos e da TPM;
•Controla a oleosidade da pele.

Psyllium

O Psyllium é uma fibra solúvel extraída de uma planta (Plantago psyllium), que produz flores brancas agrupadas em espigas na ponta de pequenas hastes.



Constituído por L-arabinose, D-xilose e ácido galacturônico, contudo os principais são as fibras, mucilagens e óleos.



Por ser rico em fibra do tipo solúvel possui uma enorme capacidade de reter água, chamada de capacidade hidrófila, sendo que no caso do Psyllium, a relação é para cada grama da fibra ocorre uma retenção entre 10 gramas de água. Consequentemente forma-se um gel viscoso capaz de ligar-se a moléculas como proteínas e carboidratos simples (açúcares).



Com a melhora da absorção de água ocorre um aumento do volume fecal, que por sua vez aumenta o lúmen intestinal e ajuda a reduzir a pressão intraluminal, e assim a possibilidade de formação de divertículos.







Benefícios



O Psyllium ajuda a normalizar o tempo de trânsito intestinal, aumentando ou diminuindo este tempo, conforme a necessidade;



Favorece o amolecimento das fezes e a redução da necessidade de esforço para evacuação, atividade muito útil em casos de hemorróidas;



Auxilia no retardo do esvaziamento gástrico e da absorção de glicose a partir do intestino delgado;



Seus óleos também favorecem a propriedade laxativa;



Quando ingerido antes das refeições pode reduzir a sensação de fome.



Em estudos realizados demonstrou possuir a propriedade de reduzir o colesterol sérico total, reduzindo o LDL (colesterol ruim).







Indicações



É indicado em casos de obstipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorróidas, gravidez, convalescença, períodos pós-operatórios e senilidade. Também em colites e diverticulites.



Serve como complemento em dietas de emagrecimento devido o aumento na sensação de saciedade, bem como sua ligação a moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal.

Ômega 3 Amigo do Coração, Cérebro e Habilidades Morotas

O Ômega 3 é um ácido graxo essencial, ou seja, um tipo de gordura proveniente da alimentação, não sendo produzido pelo nosso organismo. Dentre seus benefícios, podemos destacar: diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total do sangue, redução da pressão arterial em indivíduos com hipertensão leve e alteração da estrutura da membrana das células sangüíneas, tornando o sangue mais fluido.



Com tantas vantagens, o seu consumo tornou-se um hábito indispensável para a manutenção da boa saúde e essencial para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: coração e cérebro.



Quais as necessidades diárias de ômega 3?

As maiores fontes são os peixes de água fria e profunda (exemplos: sardinha, salmão, cavala, atum e leão marinho), as oleaginosas e óleo de linhaça, ovos enriquecidos e leite fortificado. Estudos revelam que devemos consumir de 1 a 2g de ômega 3 diariamente, conseguindo reduzir entre 20 a 27% a incidência de doenças do coração.



Benefícios:



•Diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total do sangue;

•Reduz a pressão arterial em indivíduos com hipertensão leve;

•Atua na alteração da estrutura da membrana das células sangüíneas, tornando o sangue mais fluido;

•Melhora a memória, concentração e as habilidades motoras;

•Aumenta a velocidade de reação;

•Neutraliza o estresse;

•Auxilia na prevenção de doenças degenerativas cerebrais.

Óleo de Linhaça, Vida e Saúde

Os alimentos são os veículos dos nutrientes que fornecem ao organismo a matéria-prima para o seu equilíbrio e funcionamento. Existe uma classe de nutrientes que age sobre as células, tecidos e órgãos, os nutracêuticos. Eles estimulam a função dessas estruturas semelhante à ação “farmacológica”. Ainda em relação aos alimentos, diz-se que é importante ingerir os nutrientes provenientes da fotossíntese, ou seja, comer as plantas ou a carne do animal que ingeriu essas plantas com todos os seus nutrientes, porque o organismo, ao longo de sua evolução, se adaptou a essas condições.



Os óleos vegetais atendem muito bem essas recomendações. A linhaça é uma planta linum usiotatissimum, sendo utilizada quase na sua totalidade. Do caule retira-se as fibras para fazer o linho, tecido nobre usado para confeccionar roupas e das sementes extrai-se o óleo, que é utilizado nas indústrias de tintas e resinas. Além disso, o óleo de linhaça é usado como um nutracêutico por ser rico em ácido linolêico, conhecido como Ômega 3. As sementes da linhaça são utilizadas como complemento alimentar, sendo adicionadas a massas, pães, bolos e cereais e ainda podem ser usadas como laxativas. Seu óleo é extraído das sementes por compressão a frio, fato que preserva suas propriedades nutritivas. Os gregos e romanos fazem uso da linhaça como alimento. Thomaz Alves Edison disse: "Teu alimento, teu remédio".



Logicamente, não pode ser tomado ao “pé da letra”, porque os medicamentos são de suma importância para a saúde. No entanto, uma alimentação balanceada pode prevenir e até curar determinadas doenças. Como foi dito anteriormente, ele é rico em ômega 3 e fitoestrógeno. O primeiro promove uma ação protetora para o coração e vasos sangüíneos. Estudos demonstram que o óleo de linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo uma proteção cardiovascular. Age ainda como antiinflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico. O óleo de linhaça possui substâncias parecidas como os estrogênios (hormônios femininos) somente que de ação mais atenuada, melhorando a absorção de cálcio, prevenindo, por exemplo, a osteoporose.Paradoxalmente, estes fitoestrógenos parecem ter, também uma ação antiestrogênica, fato este que deve conferir uma ação contra os tumores dependentes do estrogênio, prevenindo sobretudo o câncer de mama, através de uma ação nutracêutica direta nos receptores dos órgãos alvos.



O óleo de linhaça, como já referido, exerce ação protetora sobre o sistema cardiovascular pela ação do Ômega 3 e, também, pelo fitoestrógeno que faz parte da sua composição, melhorando a elasticidade das artérias, e desta forma a irrigação sangüínea.O óleo de linhaça possui ademais ação antioxidante contra os radicais livres, que quando em excesso, provocam doenças crônico degenerativas e envelhecimento precoce. Como se vê, trata-se de importante aliado na suplementação alimentar, ajudando a promover o equilíbrio orgânico. Como pode-se observar, o óleo de linhaça é um importante nutracêutico, que quando bem indicado, pode ser de grande valia para a sua saúde.

Óleo de Cartamo Emagrecimento Rápido e com Saúde

ÓLEO DE CARTAMO

O cártamo é uma planta com alto teor de óleo em suas sementes. Esse óleo é insípido, incolor e nutricionalmente similar ao de girassol. Possui alto teor de ácido linoleico (70%) e oleico (20%) e baixa porcentagem de ácido linolênico (3%).





O ácido oleico é um ácido graxo que recebe o nome de ômega 9, encontrado em boas quantidades no azeite de oliva. . Seu consumo traz grandes benefícios para a saúde, pois ele ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e desempenha um papel importante ao regular os processos metabólicos do organismo. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) comprovou que o esse ácido estimula a produção do lipídio oleiletanolamida, substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o "mau colesterol". Já o ácido linoleico é o chamado ômega 6, também utilizado como auxiliar na queima de gordura e tonificação dos músculos.





O óleo de cártamo é um antioxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade.





Estudos indicaram a presença de substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura. Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica).





A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima maior a quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como consequência, a pessoa engorda. Portanto, os nutrientes do óleo de cártamo têm a capacidade de bloquear a ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia, gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.



O uso do óleo aliada à prática de atividades físicas e dieta alimentar equilibrada criam um ambiente propício para a redução das reservas lipídicas e o emagrecimento através da mobilização da gordura corporal, visando a sua utilização como fonte de energia. Esse mecanismo de ação fornece o suporte necessário para uma perda de peso mais rápida e um ganho maior na definição muscular, além de promover um maior aporte energético, que é indispensável para a prática de atividades físicas.

Lecitina de Soja Granulada Aumenta o Poder Mental e Diminui Colesterol

Colina: “a mais nova vitamina”. Embora os cientistas de nutrição a conheçam há anos, somente agora os pesquisadores estão entendendo o quanto essa vitamina é essencial. A Academia Nacional de Ciências (NAS) dos EUA a reconheceu como um nutriente essencial em 1998. É o único componente dietético na categoria de vitamina a ser reconhecido como tal. A NAS recomenda que os homens consumam 550mg e as mulheres 425 mg, diariamente. A colina pode afetar positivamente o desenvolvimento cerebral, sistema cardiovascular, função hepática e desenvolvimento reprodutivo.



Poder Mental - Pesquisas científicas demonstram que a lecitina e a colina podem melhorar a memória, especialmente a perda moderada associada ao envelhecimento e ajuda a reduzir os “momentos de perda temporária de memória” mediante alimentos fortificados com essa vitamina.



Ajuda o Coração - Como o problema cardíaco é a principal causa de morte de homens e mulheres, a lecitina ajuda a manter o coração saudável. Ela tem vários papéis na saúde cardíaca, incluindo a redução dos níveis de colesterol total e LDL. A colina fornecida pela lecitina pode ajudar a reduzir altos níveis de homocisteína no sangue – que podem estar associados a danos nas artérias.



Saúde do Fígado - Os cientistas sabem há algum tempo que elas são essenciais para a função hepática. Até mesmo algumas semanas com uma dieta deficiente em colina pode levar à cirrose e/ou câncer do fígado.



Desenvolvimento fetal e infantil - A colina é considerada importante no desenvolvimento cerebral e mental do feto e da criança. No desenvolvimento fetal, ela é transportada favoravelmente através da placenta; da corrente sangüínea da mãe para o feto em uma proporção de 1:14. Da mesma forma, a concentração dessa vitamina no leite materno é cem vezes maior que na corrente sangüínea da mãe. Por essas razões, recomenda-se um nível de ingestão mais alto para mulheres grávidas ou em lactação.



Por que é importante a fortificação com colina?



A natureza incluiu alta concentração de colina em pouquíssimos alimentos, sendo que muitos deles também têm alto teor de colesterol e gordura saturada, elementos dietéticos que os especialistas em saúde recomendam evitar. Embora o organismo possa sintetizar alguma colina, estudos mostram que ele não produz toda a colina necessária. Portanto, é essencial a sua inclusão nas dietas. É possível que os indivíduos estejam consumindo menos da maioria dos alimentos naturalmente ricos em colina a medida que reduzem a gordura e colesterol na dieta. Os alimentos fortificados, como barras de cereais, bebidas, pães e iogurtes com lecitina rica em colina ajudarão, ao mesmo tempo que propiciam aos consumidores os benefícios de uma dieta mais saudável.



Fonte: SOLAE DO BRASIL

Geléia Real Fonte de Juventude e Disposição

Geléia Real
Aumente seu vigor físico e mental

A Geléia Real tem sido consagrada como um dos mais ricos e completos alimentos da natureza, capaz de deter temporariamente o envelhecimento do organismo, aumentando significativamente a longevidade dos indivíduos e sua atividade sexual. Seu valor nutritivo é indiscutível por apresentar em sua composição um equilibrado conjunto de vitaminas, sais minerais e outros elementos vitais ao organismo humano. Ela possui, entre outras, uma das maiores fontes naturais conhecidas do ácido pantotênico (fator de crescimento e longevidade). Encontra-se também a vitamina H, muito usada na geriatria contra doenças próprias da velhice, atuando como poderoso reconstituinte celular, age sobre a pele, renovando as células e tonificando os tecidos, combate a fadiga promovendo força e vigor, além de atuar de forma significativa sobre o sistema nervoso geral.

Não se trata de acrescentar anos à vida, mas vida aos anos. (Alexis Carrel)

A ação da Geléia Real no organismo

Demostrou-se em certas experimentações um aumento do consumo de oxigênio pelos tecidos. Ora já esta estabelecido que uma melhor oxigenação do cérebro provoca um comportamento menos depressivo e mais alerta, com uma melhor resistência à angústia e contrariedades. Os excelentes resultados obtidos em certos problemas neuro-físicos com idosos, cuja oxigenação cerebral é geralmente diminuída pelo envelhecimento vascular, vem apoiar esta hipótese.

No homem saudável, a Geléia Real será utilizada para:

•Obter maior rendimento físico, sexual ou intelectual no quadro das atividades normais;
•Ter uma grande resistência física e intelectual num período de atividade momentaneamente intensa (esportes por exemplo);
•Fortalecimento do organismo em sua luta contra agressão em geral;
•Retardar os efeitos do envelhecimento do organismo em geral, da pele e extremidades (cabelo, unhas, pêlos etc), em particular devido a grande quantidade de ácido pantotênico contido.

Vale lembrar que a Geléia Real é a fonte mais rica dessa vitamina.

(Estudo constante no livro “La Gellee Royale Therapeutique Naturalle” Dr. Yves Donadieu – Faculdade de Medicina).

Farinha de Uva Rejuvenece o Coração e o Sistema Circulatório

Farinha de Uva

Sabe-se que os flavonóides e outros polifenóis, atuando como antioxidantes, possuem propriedades relevantes sobre o coração e os vasos sangüíneos.

Proantocianidinas são unidades isoladas de uma espécie da uva, a Vitis vinifera e todos os seus componentes são fortes agentes antioxidantes hidrossolúveis com elevada especificidade de ação sobre o sistema cardiovascular. Assim, a farinha de uva, obtida a partir da uma inteira, é uma excelente fonte de proantocianidinas, antioxidantes que podem limitar os danos cometidos pelos radicais livres e ajudar a manter as paredes arteriais flexíveis, uma parte importante do bem-estar do sistema circulatório. Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes e quanto mais vibrante a cor da casca, maior o seu poder, o que significa que as uvas vermelhas e roxas são as mais poderosas.

Funções


  • Auxilia no tratamento de doenças circulatórias:
  • Na diminuição do aparecimento de varizes;
  • Na prevenção do endurecimento das artérias;
  • Minimiza o fluxo deficiente de sangue ao cérebro;
  • Evita a deficiência de visão e audição;
  • Auxilia na prevenção da artrite;
  • Auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares;
  • Minimizar danos no fibroma;
  • Ajuda no combate das doenças de pele, como psoríase e eczema;
  • Ajuda a diminuir a progressão da catarata;
  • Diminui sintomas alérgicos;
  • Aumenta a produção de tecidos colagenosos, pois a falta destes resultam em rugas, flacidez e perda dos dentes;
  • Ajuda a combater a baixa resistência a infecções e doenças.

Cogumelo da saúde e disposição

Blazei Jun-17

O cogumelo Agaricus blazei, também conhecido como “cogumelo do sol”, é de ocorrência natural nas regiões serranas de São Paulo, sendo coletado inicialmente entre as décadas de 60 e 70. Na época, algumas amostras foram levadas para o Japão com o interesse em estudar suas propriedades medicinais e somente a partir de 1990, seu cultivo comercial teve início (Braga et al., 1998).

O Japan Food Research Laboratories, o mais importante instituto de análise de alimentos do Japão, emitiu laudo atestando a superioridade do cogumelo Agaricus blazei Jun-17 em até 5 vezes, ou seja, ele possui uma concentração 5 vezes maior de princípios ativos que qualquer outra espécie ou linhagem.

Considerado um alimento de excelente valor nutritivo, o produto desidratado é altamente protéico, rico em aminoácidos, vitaminas do complexo B, ácido pantotênico, ácido fólico, vitamina C (ácido ascórbico) e vitamina D. Entre os minerais podemos destacar: cálcio, potássio, iodo, sódio e fósforo.

Benefícios

O Agaricus blazei Jun-17 é ideal para recuperação do organismo em geral; os resultados são muito bons nos casos de debilidade e diminuição da imunidade do organismo. Pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade.

Destacam-se a renovação celular, melhoria do quadro geral do organismo e na defesa imunológica, ação hipotensiva e a estimulação das células NK.

Por ser um imuno-modulador natural, ajuda no estímulo do funcionamento do sistema imunológico. Pesquisadores japoneses encontraram nele componentes como o polissacarídeo Beta-d-Glucan, que aumenta as funções imunológicas, estimulando a produção de novas células de defesa do organismo, tais como, as células B, células T e as células NK.

Foi verificado ainda que ele possui efeito de neutralização das moléculas ligadas a processos celulares degenerativos (os radicais livres) e funciona como auxiliar em alguns tipos de tratamento.

O produto não é recomendado para pessoas que necessitem manter a imunidade orgânica em baixa (imunossupessão). Ex: pessoas em estado de pré e pós-transplante.

CHIORELLA, A ALGA DA SAÚDE, BELEZA E CURA!


Devido seu tamanho extremamente pequeno, somente no século 19 ela foi descoberta. No seu nome, o prefixo "CHLOR" foi esolhido por significar verde e o sufixo "ELLA" indica pequeno.



O oxigênio da terra era largamente produzido através da luz solar, água e dióxido de carbono pelos vários tipos de plantas, entre as quais a chlorella, que contribuía com uma importante parcela devido sua forte capacidade de realizar fotossíntese. Essas plantas também produziam o alimento básico para vários tipos de animais superiores multicelulares. A Chlorella está na Terra desde o período pré-cambriano, há mais de 2,5 bilhões de anos. Entretanto, somente após 1890 sua célula foi identificada através do microscópio e no início deste século foi descoberto que ela era constituída de 60% de proteínas e multiplicava-se muito rapidamente. Cientistas de vários países, principalmente a Alemanha, começaram pesquisas para fazer dela um alimento.



Apesar dos estudos serem interrompidos pelas duas grandes guerras na Europa, o interesse continuou nos EUA. Em 1948, um estudo-piloto foi feito pelo Instituto de Pesquisas de Stanford com experimentos bem sucedidos sobre o crescimento da Chlorella. Entretanto, ele não foi concluído devido problemas financeiros. Após dois anos, o Instituto Carnegie concluiu que ela poderia ser cultivada em escala comercial e que seria a solução para os problemas da fome no mundo. O Japão da pós-guerra confrontou-se com um sério problema de escassez de alimentos. E em 1951, a Fundação Rockfeller e o governo japonês patrocinaram estudos do Dr. Hiroshi Tamiya, no Instituto Biológico de Tokugawa. Ele foi o primeiro a desenvolver a tecnologia de crescimento, colheita e processamento em larga escala comercial da planta. No ano de 1957 foi fundada uma organização sem fins lucrativos, chamada Centro de Pesquisa Japonês de Chlorella, onde foi construído os maiores tanques de cultura do mundo.



Depois disso, outra organização, a Associação Chlorella do Japão foi instituída com apoio financeiro do governo japonês. O objetivo era comercializá-la como alimento, porém o projeto foi paralisado porque outros alimentos, como o arroz e o trigo, tornaram-se mais viáveis. Outro motivo foi a sua baixa digestibilidade devido sua parede celular resistente e dura, ela protegeu seus nutrientes por quase 3 bilhões de anos. Todavia, essa associação foi fechada e algumas pessoas tinham começado a tomar o produto. Alguns deles sofriam de vários tipos de doenças e de repente, eles observaram que suas incapacidades ou condições crônicas estavam reduzindo e problemas de saúde que existiam desde longo tempo desapareceram. Conseqüentemente, na década de 60, os cientistas japoneses focaram sua atenção nas possibilidades da alga em promover uma boa saúde. Foi descoberto, então, que a chlorella contém uma quantidade e variedade surpreendente de vitaminas e minerais e resolvendo problemas que a medicina já abandonou, dando uma nova esperança para aqueles que tem sofrido com algum problema e conscientizando as pessoas sobre como preservar sua saúde!